Significado de Pergaminho
O que é Pergaminho:
http://www.significados.com.br/pergaminho/
Pergaminho é uma palavra com origem no termo em grego pergaméne, e serve para descrever um objeto feito com a pele de alguns animais, no qual é possível escrever. Além disso, a palavra pergaminho também pode classificar o próprio o conteúdo escrito que faz parte do documento.O pergaminho apresentava algumas vantagens em relação ao papiro, que era muito frágil e onde só era possível escrever em um lado. O pergaminho além de ser bastante mais resistente, permite a escrita dos dois lados e a sua reutilização, sendo possível apagar um texto, raspando a pele com um instrumento apropriado.
A criação do pergaminho começou a ganhar preponderância a partir do século II A.C, e foi bastante popular até o século XIII, quando começou a ser susbtituído pelo papel, cuja produção era muito mais barata. Um pergaminho de qualidade superior também era conhecido como papel velino.
O nome de pergaminho surgiu graças ao local onde foi criado, a cidade de Pérgamo, que antigamente fazia parte da Mísia, na Grécia. Atualmente essa cidade faz parte da Turquia e é conhecida como Bergama.
Apesar de não ser tão utilizado nos dias de hoje, o pergaminho continua tendo alguma utilidade. Atualmente, alguns documentos nacionais de elevada importância são feitos em pergaminho. A pele animal usada na criação do pergaminho não é curtida, e recebe um tratamento com soda cáustica. Desta forma, a pele não fica impermeável, permitindo a absorção da tinta.
Em sentido figurado, a palavra pergaminho também descreve um documento que certifica um título de nobreza ou um grau universitário.
O pergaminho é um objeto bastante popular em tatuagens, e muitas pessoas escrevem o nome de pessoas especiais dentro da tatuagem de pergaminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário