Este blog tem o objetivo de compartilhar e ampliar os conhecimentos, postar vídeos , fotos e bibliografia , abrir um espaço para trocar ideias, portanto é um espaço para crescermos juntos!

Fernanda Godinho

sexta-feira, 18 de março de 2016

Ceia Pascal

COLÉGIO TERESIANO – CAP/PUC
SETOR COMUNITÁRIO-PASTORAL
PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DA EUCARISTIA

Música instrumental para criar um clima de oração e receber as famílias.

DRAMATIZAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA – CEIA PASCAL

Narrador 1:  A fama de Jesus era grande em toda a Galileia. Por onde ele passava muitas pessoas queriam conhecê-lo. Jesus ia chegar a Jerusalém. O povo se preparou para recebê-lo e ele foi aclamado como rei.

ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM
(Entrada realizada pela passagem central do auditório. As crianças entram com ramos de palmeiras nas mãos, saudando Jesus e ficam em frente ao palco fazendo uma coreografia até o canto acabar).

HOSANA AO FILHO DE DAVI - DOMINGO DE RAMOS
HOSANA HEI HOSANA HA
HOSANA, HOSANA AO REI
https://www.youtube.com/watch?v=aCfPCyBSN1M
Narrador 2:  Chegou o dia da Páscoa. Uma festa muito bonita, para celebrar a libertação do povo judeu. Na noite em que os judeus partiram da escravidão do Egito, eles fizeram uma última refeição, uma ceia que passou a ser comemorada todos os anos, como uma festa, uma lembrança da conquista da libertação. Este dia ficou sendo o dia mais importante da vida desse povo, foi o dia em que se libertaram da escravidão pela ajuda de Deus, sempre fiel e companheiro.

(Cenário: entrada para casa e um espaço que configure a sala de jantar, com mesa e bancos)

PREPARAÇÃO DA SALA E DA MESA PARA A CEIA PASCAL

Narrador 1:  Vamos reviver este momento tão importante entre Jesus e seus apóstolos. Esse jantar ficou conhecido como a Última Ceia. Aconteceram coisas muito importantes nesse jantar que marcaram para sempre a comunidade dos que seguem Jesus.

Narrador 2:  Jesus tem um enorme desejo de celebrar a Ceia Pascal com seus apóstolos, e, nesse momento de intimidade, deixar para eles os seus últimos e mais importantes ensinamentos.

Narrador 1:  Para celebrar a Páscoa, Jesus pediu que alguns de seus discípulos fossem à casa de um amigo para prepararem a Ceia.

Música instrumental para a procura da casa onde será realizada a ceia.
Jesus Of Nazareth (soundtrack '77) -  Maurice Jarre * ( iniciar no 0:42 )
(Alguns discípulos entram em cena, batem palmas para chamar o dono da casa, que surge, escuta e acolhe o pedido de Jesus)

TOMÉ: Irmão, Jesus gostaria de celebrar a Páscoa em sua casa. Será possível?

DONO DA CASA: Claro que sim! Quanta honra!

JOÃO: Qual a sala em que poderemos preparar a ceia?
DONO DA CASA: Entrem,  eu vou mostrar para vocês a sala que devem preparar para a Ceia Pascal.
( Os discípulos entram pela porta e com o dono da casa sobem ao palco.)

DONO DA CASA: É esta a sala que foi reservada a pedido de Jesus. Fiquem à vontade e peçam o que for necessário.

MÚSICA INSTRUMENTAL PARA A ARRUMAÇÃO DA MESA DA CEIA
JESUS ALEGRIA DOS HOMENS

(Inicia-se a arrumação para a Ceia Pascal: os apóstolos e alguns ajudantes preparam a mesa da Ceia com alegria e disposição. Colocam sobre a mesa os pratos, taças e velas. Em seguida, o vinho, o pão e as ervas amargas. Toda a cena deverá ser feita com expressão corporal de uma arrumação repleta de cuidados. Quando tudo estiver arrumado, baixar a música para a fala do Bartolomeu. )

BARTOLOMEU: Ficou ótimo! Agora já podemos chamar Jesus e os outros irmãos!

Continuar a MÚSICA INSTRUMENTAL – JESUS ALEGRIA DOS HOMENS até a saída de todas as crianças.

(Os apóstolos saem para chamar Jesus. Uma parte do cenário deve ser reservada para o lava-pés. São 13 cadeiras, em semicírculo, sobre os tablados mais baixos. Preparar também um jarro para água, uma bacia, uma toalha para  que “Jesus” possa lavar os pés dos seus apóstolos.)

LAVA-PÉS E MANDAMENTO DO AMOR

Narrador 2:  Tudo está pronto!

Narrador 1:  É chegada a hora da Ceia Pascal.

CANTO PARA ENTRADA DE JESUS E OS APÓSTOLOS
“UM CERTO GALILEU...”
Parar o canto em 3,04 min.

 (Jesus e os apóstolos entram em cena e se colocam em frente ao palco, formando semicírculo, numa atitude de escuta atenta. Os discípulos que ajudaram na preparação da mesa também entram com Jesus. Jesus se destaca do grupo dos apóstolos  e começa a sua fala.)

JESUS: Vocês não podem imaginar a minha alegria por estarmos juntos  nesta noite. Vamos, tomem seus lugares!

(Os apóstolos se dirigem até as cadeiras preparadas para a cena do lava-pés. Ficam de  pé, cada um diante de uma cadeira, na ordem das falas e começam a encenar uma discussão sobre os lugares. Todos querem sentar o mais perto possível de Jesus. Há um burburinho entre eles e Jesus pede que o escutem com atenção).

Narrador 2:  Os apóstolos conversam sobre quem é o maior e o melhor. Jesus explica que, entre eles, não deveria haver discussões deste tipo. Quem quiser ser grande seja servidor e quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos.

JESUS:  Vamos parem com essa discussão!  Sejam amigos! Aqui ninguém deve se considerar maior ou melhor. Somos todos iguais. Façam como eu, que não vim para ser servido, mas vim para servir. É assim que vamos ajudar a construir o Reino de Deus. Nessa ceia, vou dar a vocês alguns ensinamentos. Agora vamos aprender sobre o  amor!
(Jesus e os apóstolos se sentam. O  diálogo entre eles começa.)

JUDAS: Mestre, o que vamos fazer agora?

JESUS: Todos nós vamos nos purificar antes da ceia. Este momento é muito importante.

(Jesus aponta enquanto fala para o jarro e a bacia).

 ANDRÉ: Mestre, o Senhor falou que vai lavar os nossos pés!

MATEUS: Mas para que, Senhor?

JESUS: Quero que vocês se preparem para serem amigos, servir e ajudar uns aos outros.

FILIPE: Mestre, o Senhor não precisa fazer isto!

JESUS: Quero dar o exemplo, para que vocês também aprendam a servir e amar.

Narrador 1:  Com o gesto do lava-pés Jesus quer dar aos seus amigos seu maior ensinamento: servir e amar. Este ensinamento é como uma herança de Jesus para todos os seus amigos: o amor começa na atitude de serviço uns para com os outros.

CANTO PARA O LAVA-PÉS
JESUS ERGUENDO-SE DA CEIA - CORAL PALESTRINA

(Durante a explicação de gesto do lava-pés, Jesus pega a toalha o jarro coma  bacia e começa a lavar os pés dos apóstolos. Nesse momento iniciar a – Introdução do canto: “ERGUENDO-SE DA CEIA, JARRO E BACIA TOMOU...deixar tocar até ... ESSE EXEMPLO NOS DEIXOU” – 0:30 -   Dar uma pausa no canto para ouvir o diálogo de Jesus e Pedro.)

PEDRO: Mestre, o Senhor não vai lavar os meus pés!

JESUS: Pedro, agora você não entende, mas depois compreenderá.

PEDRO: O Senhor nunca lavará os meus pés!!!

JESUS: Pedro, se eu não lavar os seus pés, você não será um dos meus.

PEDRO: Senhor, se é assim, não lave somente os meus pés, mas as minhas mãos e também a cabeça.

JESUS: Pedro quem está limpo não precisa se lavar de novo. Lavar os pés é um sinal de como deveis amar uns aos outros.

( Somente soltar a pausa quando Jesus abaixar-se  para lavar os pés de Pedro . “ ... AOS PÉS DE PEDRO INCLINOU-SE...” deixar tocar até o fim. Em quanto o canto continua Jesus acaba de lavar os pés dos apóstolos, coloca a bacia no lugar e volta para o seu lugar.)

Narrador2: Jesus ensina não só com palavras. Seus gestos são os maiores ensinamentos. Esse gesto é uma lembrança que vamos sempre guardar em nosso coração e procurar seguir em nossas vidas.

JESUS: Amigos, vocês compreenderam o que acabo de fazer? Vocês me chamam Mestre e Senhor e dizem bem, pois realmente Eu sou. Eu lavei os pés de vocês para ensinar que todos nós estamos neste mundo para servir.

TIAGO: Servir é estender a mão a quem precisa de um gesto de amor.
MATEUS: É estar sempre atento para perceber quem está precisando do nosso  apoio e da nossa ajuda.

JESUS: Isso mesmo. O amor deve estar presente entre vocês e se espalhar pelo mundo inteiro: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COM EU AMEI VOCÊS!”

TADEU: Mestre, queremos aprender muito sobre esse mandamento em nossas vidas.

CANTO: MANDAMENTO DO AMOR
“ EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO, QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS...”
(Jesus e os apóstolos se encaminham para a mesa da ceia pascal cantando)

JESUS: Esse é o mandamento novo. “Amem-se uns aos outros como eu vos amei”. Porque assim vão ficar sabendo que vocês são meus discípulos e vão dizer: “Vejam como eles se amam!”. Estou falando estas coisas agora, pois não vou estar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas para onde  eu vou, vocês ainda não podem ir.

PEDRO: Senhor, para onde vai que não poderemos estar com você?

JESUS: Para onde vou, Pedro, vocês não podem me seguir agora, só mais tarde.

PEDRO: Mestre, por que não posso ir com o Senhor agora? Darei minha vida pela sua.

Narrador 1:  Os apóstolos não compreendem tudo o que Jesus está fazendo e falando. Só mais tarde isso acontecerá, e Jesus sabe bem disso. Conhece bem seus apóstolos, e quer fortalecê-los na Fé e na União.

JOÃO: Amigos, o que está acontecendo? Jesus está falando coisas que não consigo compreender... O que ele quer dizer?

BARTOLOMEU: Não sei João, mas vamos escutar o Mestre, ele saberá nos ensinar!

JESUS: Não se perturbe o seu coração! Creiam no que digo a vocês. Na casa de meu Pai há muitas moradas e vou lhes preparar um lugar a fim de que, onde eu estiver vocês estejam também.

TIAGO: Mestre, o Senhor falou que na casa do Pai há muitas moradas e que nós vamos estar juntos. Como vamos chegar lá?

JESUS: Para onde eu vou vocês conhecem o caminho!

TADEU: Senhor, não sabemos para onde vai! Como podemos conhecer este caminho?

JESUS: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim. Se você me conhece,  conhece meu Pai e, portanto, conhece o caminho.

FILIPE: Mestre, mostra-nos logo o Pai e isto nos basta!

JESUS: Há tanto tempo estou com vocês e ainda não me conhece, Filipe? Aquele que me vê, vê também o Pai, porque eu e o Pai somos um. Eu estou no Pai e o Pai está em mim. E quem me ama guardará a minha palavra e eu permanecerei nele!

Narrador 1:  Era dia de festa. Mas, ao ouvir essas declarações de Jesus, os apóstolos ficaram muito tristes e confusos, imaginando tudo o que poderia acontecer.
(Neste momento, diminuir a luz do palco. Os apóstolos demonstram expressão de tristeza e ficam pensativos... querendo entender o sentido das palavras de Jesus. Dar um tempo de silêncio. Pode-se colocar um  breve fundo musical.)

Narrador 2:  Cristo consola os discípulos e os anima dizendo que eles não ficarão sozinhos, pois pedirá ao Pai que lhe envie seu Espírito.

TOMÉ: Mestre, você está querendo dizer que vai nos deixar?

TIAGO: Que vamos ficar órfãos e abandonados?

JESUS: Não fiquem tristes, meus amigos! Não os deixarei órfãos e nem vou abandonar vocês. Eu voltarei e o Pai lhe dará o meu Espírito que ficará com vocês para sempre.

ANDRÉ: Mestre, fale um pouco mais desse Espírito! Quem será ele?

JESUS: É o Espírito Santo. Ele vai trazer luz para vocês entenderem os meus ensinamentos. Vai dar força e coragem em todos os momentos de dificuldades e de alegrias. 

SIMÃO: Mestre, por que o Senhor diz estas coisas agora?

JESUS: Eu lhes digo isto para que minha alegria esteja com vocês e que esta alegria nunca termine. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. E vocês serão meus amigos se fizerem o que eu digo.


Narrador 1:  Enquanto isso, Jesus começa a seguir o ritual da ceia pascal judaica, na qual as pessoas recordavam a saída do povo hebreu do Egito, agradeciam a Deus e renovavam seu compromisso de seguir seus ensinamentos.

INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

MÚSICA INSTRUMENTAL – PANIS ANGELICUS


(Jesus coloca-se em de pé e se encaminha para mesa, demonstrando recolhimento e concentração.  Os apóstolos permanecem sentados atentos a cada gesto de Jesus. Jesus em atitude de oração a Deus Pai, com apoiada as mãos  sobre a mesa e a cabeça inclinada, antes de pegar o pão,  oferecer ao pai  e repartir partir com seus. Pausar a música quando começar as falas.)

Narrador 2:  Mas, de repente, Jesus faz algo que surpreende a todos: ele pega o Pão,  agradece a Deus e reparte com seus amigos.

JESUS: TOMEM E COMAM. ISTO É O MEU CORPO, MINHA VIDA QUE ENTREGO POR AMOR A TODOS VOCÊS.

(Jesus após dizer estas palavras, calmamente divide o pão e partilha com os seus apóstolos.)

Narrador 1:  Todos repartem o pão, procurando entender as palavras de Jesus e agradecendo a Deus a alegria de estarem juntos e receberem das mãos de Jesus sua oferta de vida

(Soltar a música e aumentar o volume a até que  todos tenham partilhado do pão.  Jesus repete o mesmo gesto,  com a taça de vinho, oferecendo a Deus e partilhando com os seus amigos.)

JESUS: TOMEM E BEBAM. ISTO É O CÁLICE DO MEU SANGUE, QUE SERÁ DERRAMADO POR VOCÊS. ESSE É O SANGUE DA NOVA ALIANÇA.

(Jesus após dizer essas palavras, eleva o taça com “ vinho”, mostrando para os apóstolos que estão a direita e a esquerda. Neste momento todos os apóstolos ficam de pé e  cada um pega a sua taça e esperaram Jesus começar e bebem todos juntos. Em quanto eles bebem, aumentar o fundo musical ate que todos tenham acabado.  Os apóstolos se  afastam da mesa ficando em pé, cada um diante do seu banquinho.)

JESUS: Todas as vezes que comerem deste Pão e beberem deste Vinho, vocês estarão renovando o Amor que lhes ensinei e que deixo para vocês. Façam esta mesma entrega de Amor em memória de mim!

SIMÃO:         Senhor, dá-nos sempre deste pão!

JESUS:           Lembre-se Simão: Eu sou o Pão da vida! Quem comer deste pão permanecerá em mim e viverá para sempre.

TODOS:        SIM, SENHOR JESUS, / NÓS CREMOS E RECONHECEMOS / QUE O SENHOR É O SANTO DE DEUS, /  O FILHO DE DEUS VIVO, / AQUELE QUE TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA.

Narrador 2:  E, como já era bem tarde, Jesus convida os apóstolos a irem rezar com ele. Mas... esta história não termina aqui... Nesta semana de preparação para a Páscoa, reviveremos os momentos finais da vida de Jesus. Procuremos estar atentos ao significado dos gestos e das palavras de Jesus, pois toda a sua vida é um ensinamento do mandamento do amor que ele nos deixou nesta noite.

(Enquanto cantam, os alunos se organizam no palco para a oração partilhada com as famílias.)

CANTO: EU QUIS COMER ESTA CEIA AGORA

Narrador 2:  E desde aquele dia os cristãos se reúnem aos domingos para celebrar a Ceia do Senhor,  para escutar Sua Palavra e alimentar-se do Pão da Vida e seguir os caminhos do Amor que Jesus mesmo nos ensinou.

Narrador 1:  Esta refeição se tornou o início de muitas outras, que chamamos de Celebração da Eucaristia, Missa. Sempre que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, é Jesus mesmo que está conosco nos falando, nos apoiando, nos alimentando para vivermos como filhos e filhas de Deus.

(Soltar a pausa do canto: Um certo galileu3:05 min.  Para inici

2 comentários: